Projeto foi desenvolvido pela Fábrica de Parcerias do IPGC; perspectiva é que o município receba mais de 20 milhões de reais em investimento privado para implantação das soluções
Por | Assessoria de Comunicação – IPGC
Está aberta a consulta pública para a contratação de Parceria Público-Privada em Cataguases. O Projeto de Cidade Inteligente envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade.
De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente a ser implementada em Cataguases trará à população a eficientização de serviços públicos, gerando economia e sustentabilidade ao município. A cidade receberá a troca de lâmpadas em 7.871 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.
Está prevista também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 26 Km (vinte e seis quilômetros) de fibra óptica, 35 pontos com câmeras de videomonitoramento e 17 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 70 prédios públicos da cidade.
O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 690 kW por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.
Os documentos e estudos técnicos do projeto podem ser acessados pela população no site da prefeitura.
Foto: Fábrica de Fiação e Tecelagem | Iphan