Prefeitura de Barretos (SP) abre consulta pública da PPP de Cidade Inteligente

Projeto deve atrair mais de 101 milhões em investimento privado para o município e integra melhorias na iluminação pública, conectividade e geração de energia

Por | Assessoria de Comunicação – IPGC

Está aberta a consulta pública para a contratação de Parceria Público-Privada em Barretos (SP). O Projeto de Cidade Inteligente envolve os serviços de eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, além de rede de telecomunicações e miniusina de energia solar para os prédios públicos da cidade. A expectativa é que o investimento privado total na parceria ultrapasse os 101 milhões de reais.

De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente a ser implementada em Barretos trará à população a eficientização de serviços públicos, gerando economia e sustentabilidade ao município. A cidade receberá a troca de lâmpadas em 23.615 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

Está prevista também a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 80 Km (oitenta quilômetros) de fibra óptica, 40 pontos com câmeras de videomonitoramento e 28 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 115 prédios públicos da cidade.

O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.

Os documentos e estudos técnicos do projeto podem ser acessados no site da prefeitura. Terminada a consulta pública, o projeto seguirá para licitação.

Foto | Jornal de Barretos