Prefeituras recorrem às PPPs para investimentos

Não é de hoje que prefeituras enfrentam problemas de caixa e as parcerias público-privadas (PPPs) têm surgido como solução para

garantir a execução e implantação de projetos de infraestrutura urbana em todo o País.

Junto aos municípios mineiros a situação não é diferente. Executivos municipais têm recorrido ao modelo de concessão para garantir investimentos em áreas de energia solar, Smart City e tratamento de resíduos sólidos.

Diante do cenário, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidade (IPGC) criou o Programa de Desenvolvimento de Estados e Cidades Inteligentes e Sustentáveis (Prodecis), com o objetivo de estabelecer diretrizes para as parcerias

entre o setor público e a iniciativa privada, otimizando a aplicação dos recursos em todo o País.

Atualmente são, ao todo, mais de 20 projetos em andamento no Brasil, dos quais 11 estão em Minas Gerais, com valores dos contratos de concessão superiores a R$ 1 bilhão. A informação é do fundador do IPGC, Leonardo Santos, que pondera que o grande desafio dos investimentos está na morosidade do setor público.

“Os governos têm grande interesse em desenvolver parcerias com o setor privado para atrair investimentos e resolver gargalos da infraestrutura. No entanto, muitas vezes, os órgãos de controle não estão preparados para lidar com grande volume de projetos, nem mesmo detêm conhecimento e experiência para analisar as inovações tecnológicas”, avaliou.

Para aprimorar e ajudar na implementação dos projetos, o Prodecis conta com a expertise do instituto na estruturação de projetos de infraestrutura urbana para as cidades brasileiras. Criado no final do ano passado, o programa tem apoiado diversos municípios na execução de projetos em diferentes áreas.

“Trabalhamos para desenvolver projetos que são efetivos e eficazes, capazes de contribuir para a melhoria de vida da população daqueles municípios a partir de projetos estruturantes. Para isso, atuamos em três grandes áreas: energia solar, Smart City (iluminação pública e telecomunicação) e tratamento de resíduos sólidos com geração de energia”, explicou o fundador.

Reportagem originalmente veiculada em G1: https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2020/06/09/prefeitura-de-carmo-do-cajuru- assina-contrato-com-consorcio-que-vai-desenvolver-projeto-cidade-inteligente-no-municipio.ghtml. Acesso em: 15 de dezembro de 2020.