Prefeitura de Carmo do Cajuru assina contrato com consórcio que vai desenvolver projeto ‘Cidade Inteligente’ no município

Dentre as ações, o projeto prevê implantação de energia solar fotovoltaica e sistema de telecomunicação. Segundo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, ação é pioneira no Brasil.

A prefeitura de Carmo do Cajuru assinou nesta terça-feira (9) um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio GSE Luz, vencedor da licitação em andamento desde o ano passado para implementar soluções do projeto “Cidade Inteligente” no município.

Segundo o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Carmo do Cajuru é a primeira PPP da “Cidade Inteligente” do país. O investimento privado é da ordem dos R$ 17,1 milhões e o valor do contrato gira em torno dos R$ 64,5 milhões. Com o contrato assinado, o consórcio terá nove meses de implantação e já começa a operar as obras em Carmo do Cajuru em seguida.

As empresas integrantes do consórcio receberam, após a assinatura, a concessão administrativa por 25 anos para estruturação e manutenção da rede de iluminação pública e de telecomunicações da cidade, além da implantação de usina de energia solar fotovoltaica.

“É uma honra para mim estar vivendo esse momento junto de Carmo do Cajuru. Com certeza é um marco em nossa história”, destacou o prefeito Edson Vilela (PSB) sobre o projeto que visa modernizar a infraestrutura de Carmo do Cajuru.

Projeto: Para tornar mais eficiente a iluminação pública da cidade, o consórcio implementará lâmpadas de LED, que geram menor custo e maior potencial de luminância, aumentando a sensação de segurança e conforto dos moradores de Carmo do Cajuru.

Ainda segundo o consórcio, a estrutura de telecomunicações prevista na PPP vai garantir ao município uma rede de dados estável e segura, que leva internet via fibra ótica aos prédios públicos, oferece Wi-Fi gratuito à população e instala câmeras de videomonitoramento para a segurança pública por toda a cidade, tudo em um sistema integrado.

Usinafotovoltaica:Com o investimento na usina solar fotovoltaica, o município terá geração de energia limpa e sustentável garantida, gerando ainda mais economia, como pontuaram o consórcio e a Prefeitura.

O consórcio afirma que o projeto é uma tendência promissora nos próximos anos, com a geração de energias renováveis.