As 5 cidades mais inteligentes do mundo

 Fonte: Cities in Motion Index 2020 – IESE Business School

Londres foi novamente declarada a cidade mais inteligente do mundo, de acordo com a sétima edição do Cities in Motion Index 2020, preparado pelo Centro de Globalização e Estratégia da IESE Business School e coordenado pelos professores Pascual Berrone e Joan Enric Ricart. O índice anual analisa o nível de desenvolvimento de 174 cidades de 80 países ao redor do mundo em nove dimensões consideradas essenciais para cidades verdadeiramente inteligentes e sustentáveis. São elas: economia, meio ambiente, governança, capital humano, projeção internacional, mobilidade e transporte, coesão social, tecnologia e planejamento urbano.

Londres

Londres – Inglaterra

A classificação de Londres em primeiro lugar se deve ao fato de acidade estar bem posicionada em quase todas as dimensões: ela aparece em primeiro lugar em Capital Humano e Projeção Internacional, em segundo lugar em Governança e Planejamento Urbano e está entre os 10 primeiros em dimensões de Mobilidade e Transporte, e Tecnologia. Seu pior desempenho pode ser visto nas dimensões de Coesão Social (64º) e Meio Ambiente (35º).

Nova York

Nova York – Estados Unidos

Nova York lidera no quesito Economia (uma área na qual 9 das 10 primeiras posições vão para cidades dos EUA), Planejamento Urbano (6 das 10 primeiras são da América do Norte) e Mobilidade e Transporte. Seu grande calcanhar de Aquiles continua sendo a Coesão Social, com um dos piores desempenhos do mundo nessa dimensão (151º lugar).

Paris

Paris – França

Paris destaca-se pela sua Projeção Internacional, ocupando o segundo lugar nessa dimensão. A cidade também se destaca nas dimensões de Mobilidade e Transporte (2º) e Capital Humano (6º), que olha para a capacidade de uma cidade para atrair, nutrir e desenvolver talentos. Seu pior desempenho pode ser visto nas dimensões de Coesão Social (74º) e Meio Ambiente (48º).

Tóquio

Tóquio – Japão

Tóquio ocupa o 4º lugar no ranking geral, com melhor desempenho nas dimensões Economia (3º), Meio Ambiente (6º) e Capital Humano (9º). Seu desempenho mais fraco é para a Coesão Social (74º). No entanto, como cidade com considerável influência tecnológica no cenário global, Tóquio teve um desenvolvimento bastante positivo, o que permitiu que seu conceito de Cidade Inteligente, nos últimos anos, pu- desse caminhar em direção à dimensão social.

Reykjavik

Reykjavik – Islândia

Em 5º lugar está Reykjavik, que também é a cidade com melhor desempenho para o Meio Ambiente. Ela ocupa o primeiro lugar nessa dimensão por ser uma cidade com fontes 100% hidrelétricas e geotérmicas renováveis e por ser líder mundial em sustentabilidade energética e soluções inteligentes. Seu segundo melhor desempenho é para Coesão Social (14º), e seu pior desempenho é para Planejamento Urbano (125º), seguido pela Economia (86º).