O plano foi realizado pela administração municipal em cooperação técnica com o IPGC
A Prefeitura de Catalão, em Goiás, apresentou na última terça-feira, 25, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) a ser implementado na cidade, que estabelece as diretrizes de atuação do município em relação aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
O Plano foi apresentado por Mariana Bessas, engenheira ambiental do IPGC, e por nosso diretor de parcerias, Luís Fernando Parma. O principal objetivo do Plano é promover o saneamento básico nos princípios fundamentais estabelecidos no art. 2º da Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais do saneamento básico, sendo a universalização do acesso aos serviços o primeiro deles.
A Prefeitura recebeu várias contribuições dos moradores, no período de 30 dias, de 26/06 a 25/07. “Estas sugestões vão ajudar na elaboração do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico que é um importante instrumento para que Catalão possa ter condições de investir ainda mais em melhorias, utilizando inclusive recursos financeiros da União”, disse Débora Mamede, procuradora-geral do município.
A audiência pública foi realizada no auditório da Prefeitura do município. Na ocasião, a população local teve a oportunidade de tomar conhecimento e dar opinião sobre as possíveis mudanças na versão preliminar do Diagnóstico e do PMSB, que servirão para nortear as principais ações previstas para os próximos 10 anos.