O acordo irá promover o desenvolvimento dos municípios, das empresas e dos representantes da Federação
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MG) e o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) assinaram nesta quinta-feira, 1º de junho, o acordo de cooperação técnica para parcerias, com o objetivo de promover a capacitação dos gestores e lideranças vinculadas à FCDL-MG sobre os temas de infraestrutura urbana, Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões.
A colaboração entre as duas entidades da capital mineira tem o intuito de promover uma integração e incentivar a participação das empresas constituintes da Federação em eventos, concessões públicas e licitações, viabilizando desenvolvimento econômico na forma de instrução e capacitação técnica dos líderes.
Outro propósito do acordo de cooperação é estabelecer uma ponte entre as prefeituras municipais e o IPGC, facilitando o conhecimento e o encaminhamento de projetos de PPP, além de ampliar a divulgação de projetos do IPGC e da FCDL por meio de visitas técnicas em municípios que já consolidaram programa de PPPs, incentivando o desenvolvimento das PPPs de Cidade Inteligente e de saneamento nos municípios empreendedores, com foco em atividades que promovam a inovação e sustentabilidade.
Para o presidente da FCDL, Frank Sinatra Chaves, a assinatura do acordo de cooperação vai representar uma parceria estratégica no auxílio ao desenvolvimento dos municípios mineiros e apoio à questão da segurança nas cidades.
As nossas 209 CDLs do estado vão ser contempladas juntamente com esse convênio que nós estamos fechando, levando a Cidade Inteligente pra dentro dos nossos municípios, tanto que nós precisamos e almejamos: segurança pública, iluminação, câmeras. Então vai ser muito importante a nossa ligação direta com os nossos municípios para que possamos crescer e ter mais segurança no nosso estado — comenta.
O diretor-presidente do IPGC, Leonardo Santos, reafirma o potencial que a cooperação com a FCDL pode representar para o avanço de projetos inovadores e sustentáveis no estado de Minas Gerais. Ele explica o ineditismo da parceria.
— Hoje é um dia muito especial pro IPGC, estamos estabelecendo uma cooperação técnica com a Federação das CDLs de Minas Gerais, a primeira iniciativa dessa no país, que é o reconhecimento do comerciante aos efeitos do projeto da PPP de Cidade Inteligente, principalmente para a área de segurança no comércio — ressalta.
PPP de Cidade Inteligente
De autoria do IPGC, a PPP de Cidade Inteligente é hoje um dos projetos mais inovadores na área de infraestrutura urbana. Nesse arranjo, são integradas três soluções em um mesmo contrato de concessão, permitindo que os cidadãos recebam mais de um benefício através do projeto e que o negócio se torne mais atrativo para investidores do setor privado.
Tal Parceria Público-Privada integra os serviços de Iluminação Pública através de lâmpadas LED, rede de dados e telecomunicações e geração de energia solar para atendimento da demanda energética dos prédios públicos municipais. Outro foco de atuação é no desenvolvimento de concessões de saneamento básico, um dos problemas históricos do Brasil e severamente impactado pelas dificuldades orçamentárias das cidades.
FCDL – MG
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, integra o Sistema CNDL, uma das maiores redes representativas do setor de comércio e serviços do país.
A entidade agrega mais de 200 CDLs em Minas Gerais e dá voz a cerca de 60 mil associados do segmento, que representam, aproximadamente, 6% do PIB estadual e geram cerca de 400 mil postos de trabalho.
Em seus 50 anos de história, a FCDL-MG tem construído sua trajetória seguindo os princípios do associativismo, orientada por uma cultura de cooperação para defender os interesses de um setor que é protagonista na economia mineira.
É responsável pela articulação e deliberação de ações que contribuam ativamente na construção de projetos para o desenvolvimento das nossas filiadas e das empresas do varejo no estado, representando-o nas esferas política, econômica e social.