Barretos define concessionário que irá desenvolver a PPP de Cidade Inteligente

Sessão Pública ocorreu nesta sexta-feira, 14; parceria público-privada traz soluções em iluminação pública e telecomunicações

Por | Assessoria de Comunicação – IPGC

Sessão Pública foi acompanhada por técnicos do IPGC. Foto: Ascom Barretos

Em sessão pública ocorrida na última sexta-feira, 14, na sede da Prefeitura de Barretos, foi definido o grupo econômico vencedor da licitação para realizar projeto de Cidade Inteligente no município, na modalidade parceria público-privada (PPP), após proposta feita de acordo com os estudos de viabilidade realizados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC Brasil. O Consórcio IP Barretos foi o vencedor do processo licitatório, e terá concessão administrativa para operar o parque de iluminação pública e a infraestrutura de telecomunicações de Barretos por 25 anos.

Projeto inovador

A PPP de Cidade Inteligente a ser implementada em Barretos trará à população a eficientização de serviços públicos, gerando economia e sustentabilidade ao município. De acordo com o Estudo de Viabilidade do projeto, aprovado pelo Conselho Gestor Municipal, a cidade terá a reforma de 100% do parque de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por 23.615 luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância, o que aumentará a segurança da população.

Outro serviço contemplado pela  PPP será o setor de conectividade. A cidade receberá a implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com mais de 80 Km (oitenta quilômetros) de fibra óptica para atender a necessidade de conexão dos prédios públicos. Serão instalados também 40 pontos com câmeras de videomonitoramento para auxiliar a Polícia Civil e Militar, além  de 28 pontos de internet gratuita à população. Toda essa rede será interligada e atenderá às 151 edificações públicas da cidade, como escolas e postos de saúde. Por fim, o último serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de uma micro usina solar fotovoltaica com geração de 5,52 MWp. Toda energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, fazendo com que o município economize nas contas de energia elétrica.

Estou muito satisfeito, muito feliz, superou todas as nossas expectativas. Foi um projeto muito complexo, muito trabalhoso, completou agora 1 ano e meio de estudos e finalmente a gente conseguiu finalizar ele com chave de ouro. Tivemos um deságio de 32%, muito mais do que a gente imaginava, vai proporcionar uma economia muito grande pro município ao longo de 25 anos. É um projeto com uma energia limpa, que vai dar mais segurança para as pessoas, que vai beneficiar os 123 mil habitantes de Barretos. Então eu tô muito feliz, e agradeço mais uma vez a cooperação com o IPGC — falou o secretário de Finanças de Barretos, Fernando Soares.