Estamos determinados a dar os passos ousados e transformadores que são urgentemente necessários para mudar o mundo para um caminho sustentável e resiliente.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 objetivos gerais, compostos por 169 metas específicas, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.
De acordo com informações disponibilizadas no site da ONU, “Eles buscam desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e cumprir o que eles não alcançaram. Eles procuram realizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.”. Juntos, os ODS formam a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, compromisso firmado entre 193 países para que, até o ano de 2030, o mundo avance rumo à sustentabilidade em diversas áreas.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal, erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. São objetivos e metas claras, que os países devem adotar, de acordo com suas próprias prioridades, preservando o espírito de uma parceria global, que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Todo governo, empresa, instituição ou indivíduo pode se alinhar a esses objetivos em suas vidas pessoais, profissionais, acadêmicas, etc. Logo, é possível identificar também no IPGC alguns dos objetivos aos quais os projetos se alinham.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos quais todos os projetos do IPGC estão alinhados
Indústria, inovação e infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.