Ramiro Zinder é o novo parceiro institucional do IPGC para o estado de Santa Catarina

Ex-Diretor de desestatização do Estado de SC auxiliará o Instituto na estruturação de projetos de PPPs e Concessões.

Ramiro Zinder se junta ao time do IPGC para desenvolvimento de projetos de infraestrutura em Santa Catarina. (Foto: Arquivo Pessoal)

O ex Diretor de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina Ramiro Zinder é o novo parceiro institucional do IPGC. O especialista se junta ao nosso time para atuar na estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas e Concessões no estado da região sul do Brasil.

Mestre e Doutor pela Universidade de Santa Catarina, Zinder possui o certificado CP³P (Certified Public-Private Partnership), do programa de certificação profissional em PPPs e Concessões da APMG International e 5CM Certified pela IPA/UK. Ele foi Diretor de Desestatização e membro do Conselho Gestor de PPPs e Concessões da Prefeitura de Florianópolis entre 2017 e 2019. Foi presidente do Comitê Gestor de PPPs e Concessões do município de Laguna (SC) e membro do Conselho Gestor de PPPs e Concessões do município de Camboriú (SC). É também instrutor e palestrante em cursos e eventos regionais de desestatização.

— A idoneidade do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e sua equipe qualificada somados à minha experiência e conhecimento da realidade local são os ingredientes que farão dessa parceria um sucesso — destaca Ramiro Zinder.

Santa Catarina 

Ocupando a segunda posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2022, Santa Catarina tem na inovação um de seus principais desafios. O estado lidera os quesitos de segurança pública e sustentabilidade social, além de figurar entre os três primeiros estados quando o assunto é infraestrutura, educação e eficiência da máquina pública.

Atualmente o IPGC já desenvolve projetos em sete municípios catarinenses, que enxergaram no nosso modelo uma alternativa para alavancar a atração de investimentos em infraestrutura urbana. As cidades de Penha, Tubarão, Araquari, Campos Novos, Joinville, São José e Garopaba já estão em fase final de estruturação de projetos nas áreas de iluminação pública, conectividade, energia solar para prédios públicos, entre outras soluções.

— Santa Catarina é um estado que possui muitos ativos para receber investimentos privados em infraestrutura pública. A atuação com o IPGC irá possibilitar o fomento de bons projetos de PPPs e concessões que vão criar oportunidades de desenvolvimento para os municípios catarinenses — completa Ramiro Zinder.