Governo do Tocantins lança edital de Licitação da PPP de energia solar para prédios públicos do Estado

Projeto prevê uma economia de R$600 milhões para os cofres públicos

Por | Assessoria de Comunicação – IPGC

O Governo do Tocantins, através da Agência de Transportes Obras e Infraestrutura (Ageto), lançou na última quinta-feira, 4, o edital de licitação da PPP de implementação de Usina Fotovoltaica nos prédios dos órgãos públicos do estado.

O projeto de Parceria Público-Privada, na modalidade concessão administrativa, propõe a implantação, operação e manutenção de unidades geradoras de energia fotovoltaica. A estimativa é que o projeto gere uma economia de R$600 milhões para os cofres públicos ao longo do contrato, que terá vigência de 25 anos.

Soluções inovadoras

A PPP de Energia Fotovoltaica que será implementada em Tocantins proporcionará para a população a eficientização de serviços públicos, levando economia e sustentabilidade ao estado. Esse é o primeiro edital de licitação lançado pelo Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins (PPI), criado com o propósito de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada a favor do interesse público.

Com o objetivo de auxiliar o poder público no aprimoramento do processo necessário para chegar ao edital de licitação, o Governo do Tocantins recorreu à ampla participação da sociedade e disponibilizou uma consulta pública por 30 dias, entre 21 de fevereiro e 22 de março de 2022. 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a proposta atende a uma demanda global e está totalmente alinhada ao perfil da gestão.

“Queremos que o Tocantins seja referência em desenvolvimento sustentável e estamos trabalhando para isso. Com a instalação das usinas, vamos avançar não só na geração de energia limpa como também atrair empreendimentos de grande porte para o Estado. É muito gratificante ver que o projeto está avançando rumo à concretização”, frisa.

“Queremos que o Tocantins seja referência em desenvolvimento sustentável e estamos trabalhando para isso”, afirma o governador Wanderlei Barbosa – Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins.

Edital

 A fase de licitação segue todos os ritos legais da norma brasileira e é onde será determinada a empresa ou consórcio que vencerá o pleito para desenvolver o projeto de energia solar.

 O Edital de Licitação está disponível no site da Ageto. Para acessá-lo, clique aqui.