Em MG, Conselho Gestor da prefeitura de Paracatu aprova projeto da PPP de Cidade Inteligente

Projeto prevê melhorias nas áreas de iluminação pública, rede de conectividade, videomonitoramento e energia renovável; a previsão é que a parceria público-privada (PPP) traga à cidade cerca de 40 milhõe em investimento privado

por | Assessoria de Comunicação – IPGC

A Prefeitura de Paracatu recebeu nesta quarta-feira (2), o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental da PPP de Cidade Inteligente que será implantada no município. O estudo, apresentado pelo diretor-presidente do IPGC, Leonardo Santos, foi entregue ao Conselho Gestor Municipal para Parcerias Público-Privadas (CGPPP), composto pelas secretarias de Infraestrutura, Planejamento, Finanças e Desenvolvimento Econômico.

Ao fim da apresentação, a proposta recebeu o aval do prefeito Igor Santos e demais secretários que acompanham o processo de estruturação junto ao IPGC.

O projeto prevê a modernização de todo o parque de iluminação pública em Paracatu. Ao todo, 9.926 pontos de iluminação terão as lâmpadas tradicionais substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e menos poluentes. O segundo serviço da PPP consiste na implantação de infraestrutura de telecomunicação, que contará com 57 quilômetros de fibra óptica e 8 pontos de wi-fi gratuito disponibilizados pela cidade, permitindo mais agilidade na conexão em rede dos prédios públicos e pela população. Essa rede contará com 51 locais de videomonitoramento por câmeras, o que auxiliará a polícia nas ações de segurança pública urbana. 

A PPP também levará ao município a instalação e operação de micro usina solar fotovoltaica com 1.725.346 kWh/ ano de potência nominal para abastecimento energético dos prédios próprios da prefeitura. O efeito desse serviço será o ganho econômico, já que toda energia consumida pelos prédios públicos será produzida de maneira autônoma pela prefeitura.

Em Paracatu, segundo os estudos de viabilidade, o contrato terá duração de 25 anos, e irá atrair cerca de R$ 41 milhões de reais em investimento privado. Os serviços operados pela PPP darão ao município o título de Cidade Inteligente. Isso porque as soluções encontradas no projeto integram diferentes serviços de modo tecnológico, com o objetivo de promover um desenvolvimento econômico e sustentável.